SE GOSTAR, COMPARTILHE!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PROJETO "21"

DV: Slogan da Flávia Alves - Fotografias.
Um círculo rosa com uma bonequinha loura,
segurando  uma câmera fotográfica
e o endereço www.flaviaalves.com.br
 

Hoje vou apresentar a vocês uma pessoal muito especial.
A minha amiga e fotógrafa, Flávia Alves! 
A conheci através deste projeto.
Ela é uma artista, e faz fotografia criativa com luz natural e em locação. Newborn, bebês, gestantes, crianças, casais, famílias, Book Infantil, sessão fotográfica infantil, ensaio fotográfico.
Mas o que a torna realmente especial, além da sua luz interior e de sua paixão pelo que faz... 
É o fato de ser fotógrafa especializada em pessoas com deficiência, e estar fotografando especialmente, crianças com Síndrome de Down.

Sobre o Projeto "21"


Sempre me interessei pela causa das pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências, procuro sempre pesquisar e me inteirar sobre o assunto, em um dessas minhas pesquisas, vi que 8 entre 10 gestantes abortam quando descobrem a S.D. durante a gestação, a maior justificativa é o risco de cardiopatia, porém o índice de gestantes, que abortam fetos diagnosticados cardiopatas é quase nulo. Por esse motivo, principalmente, vi no Projeto 21, mais uma forma de lutar contra o preconceito ou PRÉ CONCEITO e a falta de informação.
Através da fotografia, pretendo mostrar para a sociedade as trajetórias dos downs, retratando suas personalidades, conquistas, habilidades e a interação com os familiares. No projeto retrato indivíduos das mais variadas idades, com isso quero mostrar que ao mesmo tempo que são diferentes entre eles, com as suas expressões, aparência e personalidade, são iguais a qualquer pessoa da sociedade.
De poucos meses até 4 anos, mostro como cada momento é importante, cada passo, cada sorriso, cada movimento, cada detalhe, que para muitos passa desapercebido, é uma grande conquista para as crianças com a síndrome e seus familiares. A partir dos 5 anos, evidencio a personalidade, suas habilidades, que muitas vezes por insistência própria e dos familiares, são maiores do que nos não deficientes. Nessa fase procurei mostrar a característica mais bonita da Síndrome de Down, a maneira em que eles vivem. Realmente, eles são diferentes de nós, pois eles não têm o filtro de mentira socialmente correta que nós temos. Eles riem quando sentem vontade e o tanto que sentem vontade, falam o que pensam, são o que querem ser e sem risco de frustração, pois acreditam de verdade neles mesmo.
Um grande lição de vida e de como ser feliz de verdade. Além disso, o Projeto 21, serviu para eu me especializar, totalmente na prática em fotografia de pessoas com síndrome de down, pois ainda não existe nenhum curso de fotografia voltado para o assunto nessa intensidade.


Objetivos:
•Diminuir o preconceito e o julgamento errado;
•Levar a informação correta para pessoas leigas no assunto e também gestantes, mães e famílias que esperam ou acabaram de receber uma criança com síndrome de down;
•Diminuir a taxa de aborto;
•Ajudar para o aumento e a divulgação da adoção especial;
•Levar auto estima para as pessoas com a síndrome e suas famílias;
•Fazer com que as pessoas vejam a Síndrome de Down, com os meus olhos, percebendo assim quão gratificaste pode ser tal experiência.


Abaixo outro vídeo com as fotos do Projeto 21, em comemoração ao dia 21 de março. Dia Internacional da Síndrome de Down, instituído oficialmente pela ONU a partir de 21/03/2012.




"A pessoa com Síndrome de Down é um benefício para todos porque aponta e promove valores que fazem a sociedade mais digna de chamar-se humana. Sua exclusão será o nosso fracasso!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário