SE GOSTAR, COMPARTILHE!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

10 mandamentos para pais de crianças especiais.

(Desenho do filme os incríveis, com pai, mãe e os 3 filhos)


1. Vivam um dia de cada vez, e positivamente. Vocês não têm controle sobre o futuro, mas tem controle sobre o hoje.


2. Nunca subestimem o potencial do seu filho. Dê-lhe espaço, encoraje-o, esperem sempre que ele se desenvolva ao máximo das suas capacidades. Nunca se esqueçam da sua capacidade de aprendizagem, por pequena que seja.

3. Descubram e permitam mentores positivos: familiares e profissionais que possam partilhar com vocês a experiência deles, dando conselhos e apoio.

4. Proporcionem e estejam envolvidos com os mais apropriados ambientes educacionais e de aprendizagem para o seu filho desde a infância.

5. Tenham em mente os sentimentos e necessidades do seu cônjuge e dos seus outros filhos. Lembre-lhes que esta criança especial não tem mais do seu amor pelo fato de passar com ele mais tempo.

6. Respondam apenas perante a sua consciência: poderão depois responder ao seu filho. Não precisam justificar as suas ações aos seus amigos ou ao público.

7. Sejam honestos com os seus sentimentos. Não podem ser super-pais 24 horas por dia. Permitam-se sentir ciúmes, zanga, piedade, frustração e depressão em pequenas quantidades, sempre que for necessário.

8. Sejam gentis para consigo mesmo. Não foquem continuamente naquilo que precisa ser feito. Lembrem de olhar para o que já conseguiram atingir.

9. Parem e cheirem as rosas. Tirem vantagem do fato de terem ganhado uma apreciação especial pelos pequenos milagres da vida que os outros dão como garantidos.

10. Mantenham e usem o sentido de humor. Desmanchar-se a rir pode evitar que sejam desmanchados pelo stress.



Postado por Mari, em http://pragentemiuda.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário